Itaquiraí, 17 de Dezembro de 2017
publicidade
Sexta, 06 de Outubro de 2017 - 21h23
Alunos itaquiraiense são selecionados para edição de livro
O projeto foi realizado pela SECC
Larissa Beatriz Torres
Foto: Evaldo Sergio

A Escola Manoel Guilherme dos Santos Participou do concurso proposto pela Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania – SECC e Secretaria de Estado de Educação - SED para a edição do livro: “Vozes da Juventude” com o tema “Identidade sul-mato-grossense”. Proposto especialmente para os estudantes do projeto AJA (Avanço de Jovem Adolescente) dentre outras modalidades de projetos. O concurso contou com a participação dos alunos do bloco Final A e B (8º e 9º anos do ensino fundamental). Com o objetivo de promover a construção de saberes a respeito da sua região, pesquisar fatos históricos do Mato Grosso do Sul, retratar a própria realidade em desenhos, poemas, crônicas e fotografias autorais para a conscientização sobre a importância da sua região de origem.

Foto: Evaldo Sergio

As professoras Adriane Aguiar (Língua Portuguesa) e Simone Santiago (Arte) orientaram os seus alunos para a confecção de poemas e desenhos manuais para a participação do concurso. Os nossos alunos Andressa Morita dos Santos (Produção Escrita) e Gabriel da Silva Calixto (Artes Visuais) foram selecionados pela SECC/SED para fazerem parte da reunião de poemas e desenhos que irão compor o livro “Vozes da Juventude”.  

Foto: Evaldo Sergio

O aluno Gabriel fez o desenho intitulado “O sertanejo do Mato Grosso do Sul” representado por um sertanejo montado a cavalo laçando um boi e um bezerro “amuado” ao lado. Contou com um memorial descritivo exemplificado [SIC]: “O desenho ilustrado representa, o cotidiano da população interiorana Sul Mato-grossense, no qual a pecuária é o maior meio de produção de renda.”   

Foto: Evaldo Sergio

O poema da aluna Andressa foi escolhido por ser fiel ao tema e exemplificar as belezas sul-mato-grossenses de uma maneira rica e poética. Exemplificada no trecho: “Lugar de belezas naturais, que são riquezas nacionais, com várias espécies de animais, e com paisagens que não se esquece jamais.”

Com esta oportunidade, todos os alunos puderam participar escrever poemas e crônicas, fazer os desenhos sobre as suas experiências em sítios, fazendas e assentamentos da região, fizeram pesquisas e aprenderam mais sobre o Mato Grosso do Sul e a região que moram.

 

Fernanda Delai – Coordenadora Pedagógica.

Larissa Beatriz de Faria Torres – Psicóloga Escolar.

Soleni Aparecida Caobianco – Assessora Pedagógica

Deixe seu Comentário
publicidade
Desenvolvido por: Ribero Design
(67) 9979-5354