A 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A horta está sendo organizada com o apoio da equipe pedagógica e nutricional da escola. À frente da iniciativa está a nutricionista Maria Eduarda Sell, as coordenadoras do projeto Vanessa Braghin e Traudi Moller, o diretor da escola Marcos Forcaccin junto com a coordenadora Débora Freire que vêm conduzindo as atividades com dedicação e entusiasmo.
No coração da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, o projeto “Sabores que educam” está germinando dentro do CEI: a criação de uma horta educativa. A iniciativa busca despertar, desde a infância, a consciência sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
Ao envolver estudantes, merendeiras, agricultores familiares e toda a comunidade escolar, a iniciativa busca criar um ambiente educacional que valorize a alimentação adequada e sustentável.
O projeto conta com parcerias valiosas que tornaram a horta uma realidade. A iniciativa já teve o apoio da Silvia Freire (Secretária Municipal de Educação), AGRAER com Adriano Alvino Schuffner (Coordenador Técnico Agraer/Técnico em Desenvolvimento Rural) e João Pedro Pontim (Técnico em Desenvolvimento Rural), Waldir Sell (Secretaria de Obras) Luiz Prudente (Ass. dos produtores de banana de Itaquiraí), EFA - Escola Família Agrícola, Cícero Carneiro (Produtor de horta orgânica), Jeferson Guilherme Blauth (ALACON – Análises Laboratoriais do Conesul) e da arquiteta Caroline Paro que nos presenteou com um projeto arquitetônico da horta.
.
Objetivo do Projeto
A proposta vai além de plantar sementes no solo — ela visa plantar valores. A horta escolar pretende:
Como o Projeto Funciona
As crianças participarão ativamente de todas as etapas: desde o preparo da terra até a colheita dos alimentos. Professores, nutricionistas e a equipe da escola vão mediar as atividades, adaptando o processo ao universo lúdico da infância.
Participação e Premiação
As inscrições foram abertas todos diretores de escolas públicas e nutricionistas cadastrados no Sistema de Monitoramento do PNAE (SigPNAE) do Brasil, através do ambiente virtual de aprendizagem do FNDE.
Ao final da Jornada, os 20 melhores relatos de experiências pedagógicas que integrem alimentação saudável ao currículo escolar serão premiados com R$ 10 mil cada. Além disso, essas experiências serão publicadas em um livro, tanto em formato digital quanto impresso.
Acompanhe o projeto de perto
Quer acompanhar o dia a dia da nossa horta e ver como as crianças estão se envolvendo com o projeto? Siga o perfil no Instagram:
???? @projsaboresqueeducam
Lá você encontra atualizações, fotos, depoimentos e muito mais sobre essa linda jornada de aprendizado e cuidado com a alimentação e a natureza.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 25°
Tempo nublado